sexta-feira, 3 de maio de 2013

Propagandas e anúncios publicitários



Chamar a atenção do consumidor - Eis o objetivo do anunciante

A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas. 
A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.

Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:

Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.

Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.

Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “Casas Bahia, dedicação total a você!”, "Red Bul te dá asas", "Oi, simples assim!", etc. 
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                      Atividades:
                                                                                                 Observe a imagem e a seguir responda:
                                            Figura: Propaganda americana da Coca-Cola zero


Embaixo do título “Coca-Cola zero” está escrito “qualquer coisa é possível: ela é zero de açúcar”.

A.O texto apresenta uma linguagem curta e direta ou uma linguagem longa e argumentativa?
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B. O que a propaganda quer ressaltar com a afirmação de que “qualquer coisa é possível: ela é zero de açúcar”?
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C. Para que público a propaganda está dirigida? O público-alvo da propaganda é o público jovem ou é o público adulto?
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D. Qual a razão que, segundo a propaganda, devem nos fazer tomar Coca-Cola zero?
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